Seguidores

27/04/2010

Coxim está entre os quatro municípios de Mato Grosso do Sul que receberão a Cidade Digital

Mais um dos compromissos de campanha da prefeita Dinalva Mourão já está prestes a ser realizado. Isso por que, na última terça-feira (20) o Ministério das Comunicações publicou no Diário Oficial da União, o aviso de licitação para contratar empresa especializada para implantação de 163 cidades digitais. O pregão presencial, pelo sistema de registro de preços, será no dia 12 de maio, às 10h, no Ministério das Comunicações.

A prefeita Dinalva Mourão, que tem boa circulação entre os ministérios e bancadas, recebeu a confirmação nesta segunda-feira (26) por meio de telefonema e e-mail do diretor de Promoção de Investimento, Engenheiro Frederico Valente, da Secretaria de Desenvolvimento do Centro Oeste, órgão ligado ao Ministério da Integração Nacional.
As 163 cidades digitais vão contemplar municípios de 25 estados em todas as regiões do país. Em Mato Grosso do Sul, além de Coxim serão contemplados os municípios de Bonito, Corumbá e Três Lagoas.
De acordo com o edital, as cidades digitais serão estruturadas com base em solução wirelles de telecomunicações de dados, som e imagem, capaz de proporcionar a comunicação em rede de alcance local e em rede de alcance mundial com acesso à internet de alta velocidade. A empresa vencedora deve fornecer equipamentos e softwares necessários à implantação da solução, com os serviços de instalação, suporte técnico, capacitação e garantias de manutenção preventiva e corretiva.
O edital prevê a implantação, pelo Ministério das Comunicações, de uma infra-estrutura voltada para o atendimento de órgãos essenciais da administração e dos projetos de inclusão digital e social do governo. O principal objetivo é fortalecer essas ações e melhorar a prestação de serviços públicos de saúde, educação e segurança. As tecnologias wireless permitirão a realização de teleconferências, telemedicina, teleaulas e mesmo televigilância.
Com o Projeto Cidades Digitais, o Ministério das Comunicações já testou tecnologias de conexão em diversas cidades do país, nos chamados projetos-piloto. Já existem experiências em Belo Horizonte (MG), Tiradentes (MG), Barbacena (MG), Ouro Preto (MG), Piraí (RJ), Rio das Flores (RJ), Tauá (CE), Aparecida do Norte (SP), Parintins (AM), Garanhuns e Caetés (PE), Santa Cecília do Pavão (PR), Silve (AM) e Barreirinhas (MA), com investimento direto ou apoio institucional do ministério.
A tecnologia sem-fio conecta os órgãos públicos municipais, estaduais e federais, bem como escolas, bibliotecas, telecentros, pontos de cultura, postos de saúde, hospitais, delegacias etc. O projeto não leva sinal de internet gratuita às residências. A população pode ter acesso gratuito em espaços abertos chamados “praças digitais”.
Entre os critérios adotados na distribuição das 163 novas cidades digitais, está o atendimento preferencial a localidades com características sociais, econômicas e culturais voltadas para o turismo, para a polarização de negócios e para o ensino. O índice de vulnerabilidade social também foi levado em conta.

Coxim-MS, 26 de abril de 2010.

Keila Flores com informações do site do Ministério das Comunicações.

Postagens populares

PanTaneira

PanTaneira