Seguidores

19/06/2010

Ambientalista faz apelo ao povo de MS

Povo de Mato Grosso do Sul,

Venho mui respeitosamente através deste, em caráter de urgência urgentíssima, conclamar toda população sul-matogrossense, em especial aos amantes e entusiastas da natureza e vida selvagem do pantanal, ambientalistas, produtores culturais, órgãos de imprensa em geral e entidades de natureza sócio-ambiental a participarem da audiência-pública de implantação da pequena central hidrelétrica (PCH) de Mundo Novo, no rio Jauru, em Coxim – MS
O evento está marcado para o dia 25/06/2010, em Coxim, no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, a partir das 19 horas.

Ressaltamos ainda que se faz necessária uma efetiva mobilização de pessoas e instituições no intuito de exigir informações mais detalhadas sobre o projeto que, por hora, ainda oculta diversas ações e objetivos que podem colocar em risco toda biodiversidade pantaneira como também o amplo conjunto de bens materiais e imateriais da cultura regional.

Lembramos também que outras duas dezenas de empreendimentos similares estão prestes a serem viabilizados na principal microbacia da Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai, que é justamente a do Taquari, onde estão previstas PCHs em seus principais rios: o próprio Taquari, o Coxim e o Jauru entre outros.
Os processos de licenciamento isolados desses empreendimentos escondem o grande impacto negativo integrado que o conjunto das obras deverá causar à vida pantaneira, colocando também milhares de pessoas em risco de morte, além do inevitável escasseamento de cardumes pesqueiros e avifauna diversa do pantanal.

O Pantanal é a maior planície alagável de água doce do mundo, sendo também o maior santuário ecológico do planeta em número de espécies de aves e peixes. Seu ciclo de vida se renova de tempos em tempos por conta da dinâmica de suas águas, sendo a Bacia do Alto Paraguai a principal responsável pelo abastecimento desse fabuloso ecossistema com água, matéria orgânica, sementes, alevinos e sedimentos em geral. Sua função não pode ser interrompida nem tampouco fracionada por conta da avidez de grandes empreendedores por lucros exorbitantes e vontades egoístas de políticos e latifundiários corruptos e oportunistas.

O governo brasileiro, por sua vez, tenta se isentar da responsabilidade de investir em pesquisa científica e novas tecnologias capazes de proporcionar energia mais limpa, barata e sem agressão ao meio ambiente.

Por isso conto com vocês! Só a união de nossos esforços poderá preservar a vida do pantanal e as nossas próprias vidas também!

Cordialmente,

Ariel Albrecht
Turismólogo

Colaborador do Movimento Coxim do Século XXI

Escrito por Ariel Albrecht

Sex, 18 de Junho de 2010 10:08

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqueles que passam por nós, nunca vão
só e nem nos deixam só. Sempre deixam
um pouco de si e levam um pouco de nós.

Postagens populares

PanTaneira

PanTaneira