Seguidores

27/06/2009

PAISAGEM PANTANEIRA


O Complexo do Pantanal é um ecossistema com 250 mil km² de extensão,
situado no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul,
ambos Estados do Brasil, além de também englobar o norte do Paraguai
e leste da Bolívia (que é chamado de chaco boliviano),
considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial
e Reserva da Biosfera.
O Pantanal é uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta e está localizado no centro da América do Sul, na bacia hidrográfica do Alto Paraguai.
Sua área é de 138.183 km², com 65% de seu território no estado de Mato Grosso do Sul e 35% no Mato Grosso.
A região é uma planície aluvial influenciada por rios que drenam a bacia do Alto Paraguai, onde se desenvolve uma fauna e flora de rara beleza e abundância, influenciada por quatro grandes biomas:
Amazônia, Cerrado, Chaco e Mata Atlântica.
Pelas suas características e importância esta área foi reconhecida pela UNESCO, no ano 2000, como Reserva da Biosfera, por ser uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais da Terra.
O rio Paraguai e seus afluentes percorrem o Pantanal, formando extensas áreas inundadas que servem de abrigo para muitos peixes, como o pintado, o dourado, o pacu, e também de animais, como os jacarés, as capivaras e ariranhas, entre outras espécies. Muitos animais ameaçados de extinção em outras partes do Brasil ainda possuem populações vigorosas na região pantaneira, como o cervo-do-pantanal, a capivara, o tuiuiú e o jacaré.




Devido a baixa declividade desta planície no sentido norte-sul e leste-oeste, a água que cai nas cabeceiras do rio Paraguai, chega a gastar quatro meses ou mais para atravessar todo o Pantanal. Os ecossistemas são caracterizados por cerrados e cerradões sem alagamento periódico, campos inundáveis e ambientes aquáticos, como lagoas de água doce ou salobra, rios, vazantes e corixos.

A Unesco reconheceu o Pantanal como uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais do Planeta integrando-o ao acervo dos patrimônios da humanidade. Localizado no interior da América do Sul, o pantanal é a maior extensão úmida contínua do planeta. Hidrograficamente, todo o Pantanal faz parte da bacia do rio Paraguai constituindo-se em uma imensa planície de áreas alagáveis. Quando do período das cheias justifica a lenda sobre sua origem, que seria um imenso mar interior - o mar de Xaraés.
O clima é tipo quente no verão, com temperatura média em torno de 32°C e frio e seco no inverno, com média em torno de 21°C, ocorrendo ocasionalmente, geadas nos meses de julho e agosto. A união de fatores tais como o relevo, o clima e o regime hidrográfico da região favoreceram o desenvolvimento de numerosas espécies animais e vegetais que povoam abundantemente toda sua extensão.





O Pantanal entretanto não é um só.
Existem 10 (dez) tipos de pantanal na região com características diferentes de solo, vegetação e drenagem, são eles:
- Nabileque - 9,4 %;
- Miranda, 4,6%;
- Aquidauana, 4,9 %;
- Abobral - 1,6 %;
- Nhecolândia - 17,8 %;
- Paiaguás - 18,3 %;
- Paraguai - 5,3 %;
- Barão de Melgaço - 13,3 %;
- Poconé - 12,9 %;
- Cáceres - 11,9 %.
A beleza proporcionada pela paisagem pantaneira fascina pessoas de todo o mundo fazendo com que o turismo se desenvolva em vários municípios da região.

(Este texto da página pertence a Equipe Verde
- Larissa - Powered by HpLoco.Com)

3 comentários:

  1. Bela postagem! Belas fotos! Belo Pantanal!!!
    Um abraço, :)
    Suziley Silva.

    http://arslitterayelizus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. curtem ai por favor
    https://www.facebook.com/pages/Pantanal/395868393869090?ref=hl

    ResponderExcluir
  3. curtem ai por favor
    https://www.facebook.com/pages/Pantanal/395868393869090?ref=hl

    ResponderExcluir

Aqueles que passam por nós, nunca vão
só e nem nos deixam só. Sempre deixam
um pouco de si e levam um pouco de nós.

Postagens populares

PanTaneira

PanTaneira