Seguidores

12/08/2009

Pescadores exibem outro jaú de 1,41m fisgado também no Rio Taquari


No mês de julho, por volta das 14horas foi pego também no Rio Taquari, (região da Beira Alta) em Coxim, um jaú de 42 quilos, o peixe media 1,41m. E foi fisgado pelos pescadores esportistas Willian Grandizolli e Rogério Zanin [foto]. Que usaram para pegar o peixe uma carretilha com linha 90 e uma vara de 200 libras, que tinha como isca apenas minhoca.

Segundo dados da Wikipédia o jaú é um peixe de grande porte, podendo alcançar mais de 1,5m de comprimento total e 100kg. O corpo é grosso e curto; a cabeça grande e achatada. A coloração varia do pardo esverdeado claro a escuro no dorso, mas o ventre é branco; indivíduos jovens apresentam pintas claras espalhadas pelo dorso.

É uma espécie piscívora. Vive no canal do rio, principalmente nos poços das cachoeiras, para onde vai no período de água baixa acompanhando os cardumes de Characidae (especialmente curimbatá) que migram rio acima.

A carne é considerada "remosa", mas é apreciado no Sudeste do Brasil. A pressão de pesca pelos frigoríficos que exportam filé de jaú é muito grande e tem sido responsável pela queda da captura da espécie.

Maikon Leal - Coxim Agora
Foto: Divulgação

Um comentário:

  1. pescador esportista? pescador caçador, isso sim .. onde já se vi matar um peixe desse .. esportista pesca e solta

    ResponderExcluir

Aqueles que passam por nós, nunca vão
só e nem nos deixam só. Sempre deixam
um pouco de si e levam um pouco de nós.

Postagens populares

PanTaneira

PanTaneira